Foto: Freepik
Uma semana após a tempestade que assolou o Rio Grande do Sul, cerca de 6,9 mil pontos ainda enfrentam a falta de energia elétrica. De acordo com informações atualizadas nesta terça-feira (23), 1,4 mil clientes na área de atendimento da CEEE Equatorial continuam sem luz, com expectativa de normalização ainda hoje.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Na região da RGE, o número de clientes afetados é de 5,5 mil. No auge da tempestade, mais de 714 mil clientes foram impactados pela interrupção do fornecimento de energia.
Em Porto Alegre, o abastecimento de água pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já foi totalmente restabelecido na segunda-feira. Entretanto, a falta de energia elétrica ainda causa protestos por parte dos moradores. Na zona sul da cidade, por exemplo, a Rua Capitão André Lago Páris foi bloqueada por moradores do bairro Coronel Aparício Borges. Até o momento, a Brigada Militar registrou mais de 120 manifestações relacionadas à ausência de eletricidade.
Além da falta de energia, os residentes enfrentam o perigo de árvores e postes caídos. No bairro Pedra Redonda, a preocupação é com árvores que ameaçam cair, especialmente na Avenida Coronel Marcos.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB) informa que a remoção destes obstáculos é responsabilidade da prefeitura, e os pedidos de remoção podem ser feitos através do número 156 ou pelo site oficial. A previsão é de que a situação seja completamente resolvida em duas semanas.
Os motoristas também devem manter a atenção, pois ainda há sinaleiras desativadas na cidade. Na última noite, foram contabilizadas 20 sinaleiras fora de operação, com atualizações previstas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).