Foto: Mateus Raugust/PMPA
O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta quarta-feira (17) um decreto de emergência para Porto Alegre, em resposta aos graves estragos causados pelo temporal com fortes ventos e chuvas da noite anterior. Publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o decreto permite a aquisição emergencial de bens necessários para a recuperação da cidade sem a necessidade de licitação.
“Por meio do decreto, encurtamos o caminho para a contratação de serviços na cidade. O nosso foco é o restabelecimento da rotina para os porto-alegrenses, buscando ouvir e atender as comunidades”, disse o prefeito Sebastião Melo.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) reportou cerca de 250 árvores caídas pela cidade. Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estão trabalhando intensamente na remoção das árvores e galhos, com o auxílio de 11 motosserras.
Vários serviços da Prefeitura de Porto Alegre tiveram que ser suspensos ou restringidos devido à falta de energia elétrica e aos estragos causados pelo temporal. A prefeitura encoraja a comunidade a reportar ocorrências emergenciais através de diversos canais, incluindo um aplicativo de celular e o WhatsApp.
As Estações de Água Tratada (ETAs) estão sendo gradativamente reativadas após o restabelecimento da energia. Contudo, devido ao período prolongado de desabastecimento, a normalização do serviço de água pode demorar em algumas regiões da cidade.
Até as 16h30, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou 131 bloqueios em vias, com 103 semáforos fora de operação. As atualizações sobre o trânsito estão sendo disponibilizadas no Twitter da EPTC.
A prefeitura está incentivando doações de água, que podem ser entregues no Centro Administrativo Municipal, localizado no Centro Histórico da cidade.