Foto: Cesar Lopes/ PMPA
O forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul na noite de ontem (16) resultou em mais de 1,1 milhão de pontos sem energia elétrica. Dessas ocorrências, cerca de 600 mil afetaram clientes atendidos pela CEEE Equatorial. Após a empresa informar que, após a chuva, acionou seu plano de contingência para iniciar a reconstrução das redes elétricas, com equipes reforçadas, o governador Eduardo Leite fez duras críticas à concessionária.
Em uma reunião realizada nesta quarta-feira, Eduardo Leite expressou sua preocupação com o caso da CEEE Equatorial. Segundo o governador, a empresa não tem mantido uma relação satisfatória com seus clientes quando procurada. “O Grupo CEEE Equatorial precisa aprimorar seu relacionamento com as autoridades e a sociedade. Portanto, estamos solicitando uma série de ações nessa direção […] A empresa não apenas deve garantir o atendimento, mas também deve se comunicar adequadamente. Portanto, entrei em contato com o presidente do grupo para fazer essa solicitação“, acrescentou.
O governador declarou que sua administração estará acompanhando e fiscalizando os serviços prestados pela CEEE, e mencionou a possibilidade de aplicação de multas e até mesmo a revogação da concessão da empresa. Ele afirmou: “Temos a expectativa de que a empresa mude sua postura e, caso não o faça ao longo do tempo, pode enfrentar um processo de retirada de sua concessão“.
Além da área afetada, sob responsabilidade da CEEE Equatorial, na área da RGE, são 574 mil pontos sem energia elétrica. As regiões mais afetadas são Central, Metropolitana, Vale do Taquari, Vale dos Sinos e Vale do Rio Pardo.