Foto: Getty Image
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para todo o estado do Rio Grande do Sul, devido ao perigo potencial de tempestades. O comunicado é válido até às 10h de quinta-feira (11).
De acordo com o alerta, a região pode enfrentar chuvas de até 50 milímetros por dia, ventos intensos alcançando até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Para ter uma ideia, a média de chuva em janeiro varia de 116mm a 129mm em diferentes cidades do estado, de acordo com a Climatempo.
O Inmet salienta que, apesar das condições adversas, o risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e galhos, bem como alagamentos, é considerado baixo. A orientação é evitar se abrigar debaixo de árvores ou estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda durante rajadas de vento, a fim de prevenir danos causados por descargas elétricas.
Além disso, é recomendável desligar aparelhos conectados à tomada durante o período do alerta. Em casos de emergência ou para obter informações adicionais, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193. A segurança e a prevenção são essenciais durante esse período de alerta.