Foto: Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a aprovação do registro da Vacina Covid-19 (recombinante), desenvolvida pela Zalika Farmacêutica LTDA, nesta segunda-feira (8). Esta vacina é uma opção para a prevenção em indivíduos com 12 anos de idade ou mais.
A Vacina Covid-19 (recombinante) é um imunizante monovalente que utiliza uma tecnologia de proteína recombinante com adjuvante à base de saponina. Essa abordagem permite a produção do material necessário para estimular a produção de anticorpos no organismo. O adjuvante, por sua vez, ajuda a aumentar essa produção.
A imunização é feita em duas doses, cada uma com 0,5 mL, administradas com um intervalo de 21 dias entre elas. Além disso, é recomendada uma dose de reforço aproximadamente 6 meses após a imunização primária, para indivíduos com 18 anos ou mais.
A Anvisa aprovou a vacina após analisar dados de eficácia, imunogenicidade e segurança provenientes de estudos clínicos de Fase 3, randomizados e controlados por placebo. Esses estudos demonstraram uma eficácia de cerca de 90% na prevenção da Covid-19 em adultos nos Estados Unidos, México e Reino Unido. Além disso, a vacina mostrou eficácia de 79,5% em adolescentes de 12 a 17 anos.
A vacina também foi considerada segura, e os benefícios de sua utilização superam os riscos, de acordo com as informações apresentadas. Após a avaliação pelo Ministério da Saúde, a vacina poderá ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Além disso, está prevista uma atualização da vacina para lidar com a variante XBB 1.5 do vírus SarsCov-2, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa atualização envolverá mudanças no processo de fabricação, com o objetivo de manter a eficácia e segurança da vacina em relação à nova variante.