Foto: Fabio Maciel / FAB
A empresa Somar Meteorologia e o governo do Estado firmaram contrato para intensificar o acompanhamento de eventos climáticos e o fornecimento de alertas meteorológicos em tempo real no Rio Grande do Sul. A informação inicial foi divulgada pelo jornalista Jocimar Farina.
Segundo a coluna, como parte dos serviços contratados, a Somar terá a responsabilidade de implantar um sistema de radares com cobertura de 150 km de raio a partir de Porto Alegre, incluindo a Região Metropolitana.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
A partir da assinatura do contrato, a empresa tem um prazo de seis meses para realizar estudos técnicos, preparar e organizar a infraestrutura e instalar o radar. A expectativa é que o sistema esteja operacional em agosto, conforme o acordo estabelecido.
O objetivo principal dessa parceria é aumentar a capacidade de preparação e resposta a eventos meteorológicos adversos. O monitoramento permitirá a emissão de alertas antecipados, com foco especial nos riscos hidrológicos e meteorológicos.
Os radares terão a capacidade de estimar a quantidade de precipitação prevista para as próximas horas, além de possibilitar a previsão do tempo de chegada de tempestades. Isso permitirá a emissão de alertas para a população e autoridades responsáveis.
O contrato tem uma duração de cinco anos e envolve um pagamento de até R$ 25,93 milhões à empresa durante esse período. Esse montante inclui o estudo técnico para determinar a localização ideal para a instalação, a infraestrutura necessária para o equipamento e a operação do radar, bem como o serviço de monitoramento.
A Somar também será responsável por emitir boletins de previsão e alertas antecipados de eventos meteorológicos adversos a curto prazo (6 a 12 horas) e a curtíssimo prazo (até 3 horas). As informações serão enviadas aos moradores cadastrados no serviço de mensagens SMS 40.199.