Foto: Getty Image
O feriadão de Natal no Rio Grande do Sul não promete ser o ideal para as festas ao ar livre, devido às condições meteorológicas. Assim como os últimos meses, a festividade será marcada por instabilidade no território gaúcho.
Segundo a MetSul Meteorologia, há uma alta probabilidade de chuva no Rio Grande do Sul ao longo da sexta-feira (22), do fim de semana e também na segunda-feira (25). A intensidade da chuva variará de acordo com o dia e afetará mais ou menos municípios.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
No início da semana, as precipitações devem se tornar mais abrangentes, com um maior risco de volumes significativos em áreas isoladas. Como essa chuva está associada a ar quente e úmido típico do verão, a variabilidade de volumes será notável, com algumas áreas recebendo chuvas intensas, resultando em possíveis alagamentos, enquanto outras ficarão praticamente secas.
Embora instabilidade já seja esperada pela manhã em alguns locais, as chuvas mais intensas devem ocorrer durante a tarde e à noite, quando o aquecimento diurno gera nuvens carregadas capazes de provocar temporais localizados.
No entanto, vale destacar que não choverá o tempo todo. Apesar da tendência de chuva nos dias do feriadão, haverá momentos com sol e nuvens, ou mesmo predominância de nuvens. Devido à natureza isolada das chuvas, algumas cidades podem passar dias inteiros do feriado sem registro de precipitação.
A MetSul ainda alerta que para a segunda-feira, dia de Natal, há indicativos de um centro de baixa pressão atuando no RS, o que poderá trazer chuvas mais generalizadas, tempestades isoladas e precipitações intensas em algumas áreas do estado ao longo do dia. Portanto, é importante ficar atento aos acumulados de chuva, pois algumas cidades podem enfrentar volumes significativos.