Foto: Pedro Piegas/PMPA
A cidade de Porto Alegre está se preparando para reforçar a segurança em áreas de grande movimento, com a instalação de 10 torres de vigilância nas próximas semanas. Estes equipamentos, com aproximadamente 4 metros de altura, são equipados com um botão de emergência, permitem contato direto com o Centro Integrado de Coordenação de Serviços e possuem câmeras com visão de 360º.
A Prefeitura de Porto Alegre informou que as torres, ou “totens de segurança”, têm a capacidade de emitir avisos sonoros para a população e facilitar a comunicação em casos de emergência. Além disso, os totens são blindados e oferecem ampla cobertura visual.
O processo de instalação começou há cerca de um mês com a preparação das bases, e a expectativa é que seja concluído em breve. Os locais escolhidos para a colocação dos totens incluem áreas estratégicas como os trechos 1 e 3 da Orla do Guaíba, o Largo Glênio Peres, as proximidades do Pop Center, entre outros pontos críticos da cidade.
O secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, destacou que uma central de monitoramento dedicada aos totens foi estabelecida junto ao posto da Guarda Municipal na Orla do Guaíba.
O investimento para a instalação e operação dos dez totens, que são alugados, é de R$ 2,3 milhões para um ano.
Locais dos Totens de Segurança:
- Orla do Guaíba (Trechos 1 e 3)
- Largo Glênio Peres
- Pop Center
- Viaduto Otávio Rocha
- Elevada da Conceição
- Praça Mal. Deodoro
- Parque Farroupilha (Auditório Araújo Vianna)
- Rodoviária
- Avenida Salgado Filho