Foto: Divulgação/BAPM
Na manhã desta sexta-feira (8), um cervo da espécie chital, considerado exótico nesta região foi resgatado pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar em uma escola de educação infantil em Passo Fundo, norte do Rio Grande do Sul.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
O cervo, que é originário de florestas asiáticas, foi avistado andando pelas ruas do bairro Jaboticabal, aparentemente assustado com a presença de cães e procurou abrigo no playground da Escola Municipal Francisco Luiz Bianchini.
Moradores locais notificaram a equipe do batalhão, que encontrou o animal refugiado no pátio da creche, cercado por brinquedos.
Com a colaboração de especialistas da Universidade de Passo Fundo (UPF), os policiais militares realizaram o resgate do animal, que foi levado para o Hospital Veterinário da universidade para receber atendimento médico.
O cervo chital (Axis axis) é classificado como uma espécie invasora no Brasil. Originário de países como Índia, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh, Butão e Paquistão, o chital foi introduzido na Argentina e no Uruguai na década de 1930 para fins de caça, devido ao seu grande porte e galhada vistosa.
Uma portaria específica do Rio Grande do Sul, emitida em junho de 2022, autoriza o controle da população desta espécie nas unidades de conservação estaduais, com foco particular nos cervos do Parque Estadual do Espinilho.