Foto: ALERS/Divulgação
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo reafirmou o compromisso da Prefeitura em prosseguir com as negociações relativas à doação de um terreno que está localizado próximo ao CT Luiz Carvalho, do Grêmio.
Segundo o jornalista Jocimar Farina, a pauta foi reiterada após surgirem informações de que a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) havia comunicado a Portos RS sobre a suposta desistência do executivo municipal em adquirir a área de 10 mil hectares.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Em nota oficial, a prefeitura esclareceu que mantém o interesse em adquirir o terreno localizado na Avenida João Moreira Maciel, 2490, visando futuramente negociá-lo com o Grêmio.
“A prefeitura de Porto Alegre mantém interesse no recebimento de área do governo do Estado, localizada na Avenida João Moreira Maciel, 2490, para posterior negociação com o Grêmio Foot-ball Porto Alegrense pela área situada no bairro Cristal às margens do Guaíba. A decisão do prefeito Sebastião Melo, que mantém permanente diálogo com todas as partes, se dá em razão do processo de revitalização da Orla. Tão logo o Conselho Deliberativo do clube defina o encaminhamento, o Município e as partes darão sequência às tratativas para viabilizar o parque público”, diz nota do Gabinete de Comunicação Social da prefeitura.
Ainda segundo Jocimar, a área em questão, avaliada em R$ 16,47 milhões, é cobiçada pelo Grêmio para expansão de seu centro de treinamento. A prefeitura planeja enviar um novo comunicado ao governo do Estado, reafirmando o interesse e aguarda uma manifestação do Grêmio sobre o interesse na área para prosseguir com a negociação.
Para a transferência do terreno, a prefeitura precisará atender a várias detalhes do negócio, incluindo investimentos na ordem de R$ 12,75 milhões para reassentamento de famílias, recuperação ambiental e melhorias na infraestrutura portuária.
A decisão sobre a proposta será avaliada pelo Conselho Deliberativo do Grêmio na próxima semana. Caso o Grêmio aceite o terreno, ele cederia parte de uma área na Avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal, que é de interesse da prefeitura, utilizada atualmente para campos de futebol da escolinha do clube.
Este acordo faz parte de um projeto mais amplo que envolve a revitalização da orla, grande foco na gestão do prefeito Sebastião Melo.