Foto: Getty Image
Cinco pesquisadores do Rio Grande do Sul estão entre os cientistas mais citados do mundo em 2023, de acordo com a lista do Highly Cited Researchers. Esta lista, divulgada pela empresa de análises Clarivate, reconhece os pesquisadores que têm influência significativa e ampla em suas áreas de estudo. Cada pesquisador selecionado é autor de vários artigos altamente citados, que estão no top 1% de citações em suas respectivas áreas e anos de publicação na Web of Science ao longo da última década.
No total, foram designados 7.125 pesquisadores, dos quais 19 são brasileiros. Destes, cinco são gaúchos. Essa conquista é motivo de orgulho para a comunidade científica e para o Brasil como um todo.
Os cinco pesquisadores gaúchos destacados são:
- Carlos Henrique Escosteguy Barrios – PUCRS/Grupo Oncoclínicas
- Cesar Gomes Victora – UFPEL
- Felipe Barreto Schuch – UFSM
- Guilherme Luiz Dotto – UFSM
- Luis Augusto Paim Rohde – UFRGS
Esses pesquisadores contribuíram significativamente para suas áreas de estudo e são reconhecidos internacionalmente por suas realizações científicas. Suas pesquisas abrangem uma variedade de tópicos, desde medicina até engenharia de alimentos e psiquiatria, e têm impacto positivo na sociedade e na comunidade acadêmica.