Foto: GETTY IMAGES via BBC
O empresário Daniel Noboa assumiu a presidência do Equador nesta quinta-feira (23), tornando-se o presidente mais jovem da história do país. Ele assume o cargo em um momento de desafios, com o país enfrentando problemas de violência ligada ao narcotráfico e instabilidade política.
Noboa, que se autodefine como de centro-esquerda e recebe apoio de forças políticas de direita, é filho do magnata da banana Álvaro Noboa. Com apenas 35 anos, ele liderará o país por 18 meses, para concluir o mandato que foi interrompido pelo ex-presidente Guillermo Lasso, um líder de direita que dissolveu o Congresso em maio e convocou eleições antecipadas para evitar um julgamento político por corrupção.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Além da crise política, o Equador enfrenta uma onda de violência promovida por gangues de traficantes com influência internacional, que resultou em cerca de 3.600 homicídios neste ano, de acordo com o Observatório Equatoriano do Crime Organizado.
Noboa já anunciou que decretará o estado de exceção, permitindo-lhe utilizar fundos para fins específicos, suspender alguns direitos dos cidadãos e mobilizar soldados nas ruas.