Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal executa hoje, em todo o território nacional, uma grande operação para combater o abuso sexual infantil, cumprindo mandados de busca e apreensão em 24 Estados e no Distrito Federal. Esta ofensiva, liderada pela Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER), inclui 14 municípios do Rio Grande do Sul. Até o momento, sete pessoas foram detidas e 17 mandados de busca e apreensão foram efetuados.
A operação, denominada Harpia, visa capturar indivíduos envolvidos em delitos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, além de possibilitar o resgate de vítimas. Os relatórios de análise foram fundamentais para as unidades regionais da Polícia Federal darem continuidade às investigações e à execução das medidas cautelares necessárias.
Os suspeitos estão sendo investigados por possíveis crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material pornográfico envolvendo menores, além de estupro de vulnerável. No Rio Grande do Sul, as cidades alvo da operação incluem Alegrete, Camaquã, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Gravataí, Marau, Nova Santa Rita, Pelotas, Porto Alegre, Santana do Livramento, Santa Rosa, São Sebastião do Caí, Tramandaí e Viamão.
- Alegrete (1 busca e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil)
- Camaquã (1 busca)
- Cachoeira do Sul (1 busca)
- Caxias do Sul (1 busca)
- Gravataí (2 buscas – 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil)
- Marau (2 buscas)
- Nova Santa Rita (1 busca)
- Pelotas (1 busca e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil)
- Porto Alegre (1 busca e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil)
- Santana do Livramento (1 busca e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil e posse de arma de fogo)
- Santa Rosa (1 busca)
- São Sebastião do Caí (1 busca)
- Tramandaí (1 busca e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil)
- Viamão (2 buscas e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil)