Foto: Alexandre Severo/PSB
O juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o pedido do advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para a reabertura do inquérito sobre a morte do político em um acidente de avião em Santos, São Paulo, em 2014.
No despacho divulgado hoje (16), o juiz Roberto Lemos, da 5ª Vara Federal Criminal de Santos, destacou a singularidade do caso e explicou que o envio à PGR tem o propósito de “garantir uma revisão da investigação e validar a conclusão anteriormente alcançada”. Essa conclusão anterior foi a negativa do Ministério Público Federal em reabrir o caso, mesmo após Antônio apresentar “fatos novos” à Justiça.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
O inquérito sobre a morte de Eduardo Campos foi arquivado em 2019, sem determinar a causa exata da queda da aeronave e os possíveis responsáveis por quaisquer erros ou crimes. Os investigadores apresentaram quatro teorias para explicar o acidente.
Neste ano, Antônio Campos anunciou que buscaria a reabertura do caso com base em um extenso parecer técnico. Segundo o advogado, a petição apresentada à Justiça inclui um plano para identificar os possíveis responsáveis por um suposto “acidente provocado” que ele alega ter indícios de ser um “assassinato”.