Foto: Agência Brasil
Um episódio de chuvas muito intensas está previsto para atingir o Rio Grande do Sul. De acordo com um alerta emitido pela MetSul Meteorologia, espera-se que os volumes de precipitação sejam excepcionalmente altos, com acumulados que podem chegar a duas ou três vezes a média histórica de chuva para todo o mês de novembro nos próximos sete a dez dias.
Embora não se espere uma situação como a de setembro, que resultou em inundações catastróficas, ou o ciclone de junho, com chuvas intensas em poucas horas, alguns dias podem registrar chuvas locais intensas, com volumes de 50 mm a 100 mm ou mais em 24 horas. No entanto, o grande impacto será devido à soma desses dias de precipitação, tornando este evento de chuva volumosa mais semelhante ao ocorrido em outubro na Metade Norte.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
A previsão indica que a Grande Porto Alegre experimentará um período de maior instabilidade entre este sábado (11) e a quarta-feira (15), com chuva prevista todos os dias nesse período.
Segundo a MetSul, todos os modelos de previsão do tempo apontam para acumulados significativamente altos nos próximos sete a dez dias, com marcas acima de 100 mm em grande parte do estado e até 500 mm em alguns locais da Metade Norte.
Diante desse cenário, é inevitável que haja impactos para a população, incluindo inundações e enchentes em alguns municípios. As bacias de maior risco são aquelas que cortam várias regiões do estado, incluindo os vales, como Taquari, Caí, Sinos e Paranhana, além de rios como o Jacuí e o Uruguai.