Miguel Scapin/O Bairrista
A sexta-feira (3) promete ser um dia de instabilidade em todo o Estado do Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas de intensidade moderada a forte. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para risco de temporal em todas as regiões do RS entre esta quinta-feira (2) e sexta-feira (3).
Os alertas abrangem todas as regiões e alertam para rajadas de vento que podem chegar a cerca de 100 km/h, além de acumulados de chuva em torno de 100 mm. Essa situação pode trazer riscos como cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos.
Os alertas são classificados em vermelho, abrangendo o Norte e Noroeste do RS, e laranja, incluindo a Fronteira Oeste, a Campanha e a Região Central, com validade até as 9h de sexta-feira (3). Há também um alerta de tempestade laranja, que se estende até as 21h de sexta-feira (3) e inclui o Noroeste, a Serra, o Norte, o Litoral, a Região Metropolitana e o Sul do Estado.
Segundo a Climatempo, as maiores quantidades de chuva estão previstas para as cidades de Pinto Bandeira e Coronel Pilar, ambas na Serra, com expectativa de 85 mm (aproximadamente 50% do volume esperado para o mês). Em Porto Alegre, a previsão é de 40 mm (cerca de 33% do previsto para novembro).
Pela manhã, as cidades de Pedras Altas, no Sul, e São José dos Ausentes, na Serra, registrarão as temperaturas mais baixas, com 8°C. A máxima do dia, de 26°C, será alcançada em Novo Tiradentes e Vicente Dutra, ambas no Norte. Em Porto Alegre, a variação térmica ficará entre 15°C e 22°C.
Os meteorologistas da Climatempo indicam que no sábado (4) o tempo deve voltar a ficar mais estável na maioria das regiões, com sol entre nuvens. A exceção fica para o Litoral e a Serra, onde ainda há previsão de chuva em forma de pancadas isoladas, mas sem grandes acumulados.
São José dos Ausentes, na região serrana, deverá registrar a temperatura mínima mais baixa do RS, com 4°C. Durante a tarde, Novo Tiradentes, no Norte gaúcho, e Alto Feliz, no Vale do Caí, devem marcar a máxima do dia, atingindo 25°C. Na Capital, a variação térmica prevista é de 14°C a 21°C.