Foto: FBF/Divulgação
O técnico brasileiro Antônio Carlos Zago foi confirmado nesta terça-feira (31) como o novo comandante da seleção boliviana de futebol, que ocupa a última posição nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
A contratação de Zago foi anunciada pelo presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), Fernando Costa, como substituto do argentino Gustavo Costas, que foi desligado após não obter nenhum ponto nas quatro primeiras partidas das Eliminatórias.
“Temos que trabalhar em um momento complicado da seleção”, comentou em sua apresentação o treinador brasileiro, que considera o desafio de comandar a Bolívia “uma oportunidade importante” na carreira.
Zago já dirigiu o Bolívar e conquistou o título do Campeonato Boliviano em 2022. Sua atuação mais recente foi no Coritiba, clube que o dispensou em junho do ano corrente devido ao desempenho insatisfatório no Campeonato Brasileiro.
Paralelamente à nomeação de Antônio Carlos Zago, o ex-atleta boliviano Julio César Baldivieso foi designado como “gestor” da seleção nacional, incumbido de acompanhar os talentos emergentes.
A seleção boliviana sofreu derrotas nas quatro partidas que disputou até agora nas Eliminatórias, incluindo uma derrota por 5 a 1 para o Brasil, em Cuiabá. Ao todo, a Bolívia sofreu 11 gols e marcou apenas dois.
Os próximos confrontos da Bolívia serão contra o Peru (16 de novembro), em La Paz, e Uruguai (21 de novembro), em Montevidéu.