Xinhua/Lian Zhen
A tripulação da Shenzhou-16, composta por três astronautas chineses, também conhecidos como taikonautas, retornou com segurança à Terra nesta terça-feira, após uma missão bem-sucedida de cinco meses na estação espacial.
A cápsula de retorno da Shenzhou-16, que transportava os astronautas Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao, aterrissou no campo de pouso de Dongfeng, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, às 8h11 (horário de Pequim). Toda a tripulação deixou a cápsula de retorno às 9h10, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Comece o dia bem informado com o Notícias na Hora do Mate, o podcast matinal do Bairrista: Clique aqui!
Tenha as notícias em tempo real na palma da sua mão através do nosso canal do WhatsApp: Clique aqui!
Os astronautas da Shenzhou-16 estão em boas condições de saúde, e a missão tripulada da Shenzhou-16 provou ser um sucesso. Esta missão marcou o feito de que todos os três tipos de astronautas atualmente disponíveis na China – pilotos de espaçonaves, engenheiros de voo espacial e especialistas em carga útil – completaram suas avaliações de voo e testes práticos, informou a CMSA.
Esta missão estabeleceu uma base sólida para o desenvolvimento e a construção subsequentes do programa de voos espaciais tripulados e experimentos científicos em grande escala, acrescentou a CMSA.
A cápsula de retorno separou-se da cápsula em órbita da Shenzhou-16 às 7h21, após o que o motor de freio foi acionado e a cápsula de retorno separou-se da cápsula de propulsão. Logo após o pouso da cápsula de retorno, a equipe de busca terrestre chegou ao local de pouso.
A China lançou a nave espacial tripulada Shenzhou-16 em 30 de maio de 2023. Esta missão marcou a primeira missão tripulada para a fase de aplicação e desenvolvimento da estação espacial chinesa.
Durante sua permanência em órbita por 154 dias, a tripulação completou um total de 70 experimentos espaciais, realizou uma caminhada espacial, deu uma palestra na estação espacial e auxiliou várias vezes na saída de carga da estação espacial.