Foto: Divulgação/Prefeitura de Dr. Maurício Cardoso
A prefeitura de Doutor Maurício Cardoso, na Região Noroeste, declarou situação de emergência devido aos transtornos causados pela enchente do Rio Uruguai e às fortes chuvas que afetaram a região. A informação inicial foi divulgada por GZH.
De acordo com a prefeitura, as perdas na agricultura foram significativas, atingindo pelo menos 35% da produção de milho, 70% de trigo, 35% na produção de leite, 50% na fruticultura, 30% no cultivo de fumo e 70% em hortigranjeiros. Além disso, foram identificados danos em 220 quilômetros de estradas do município, bem como em dois pontilhões e 17 aterros de cabeceira de pontes.
Os registros locais indicam que o volume de chuva chegou a 426 milímetros entre os dias 16 e 20 de outubro, com um acumulado mensal de 692 milímetros. O aumento do nível do Rio Uruguai afetou parte da cidade, atingindo uma altura de mais de 17 metros entre os balneários Londero e Ilhas do Chafariz.
Durante a enchente, 402 casas e cinco estabelecimentos comerciais nos balneários ficaram alagados. No entanto, 26 famílias ficaram desalojadas.