Foto: Divulgação/Trensurb
A direção da Trensurb se reuniu com representantes do Comitê Regional Popular Pró-Extensão da Trensurb para o Vale do Sinos e do Paranhana. O encontro teve como foco discutir duas importantes questões relacionadas ao desenvolvimento e à mobilidade da Região Metropolitana: a expansão do sistema e a reintegração com outros meios de transporte.
A primeira demanda apresentada pelo Comitê diz respeito à expansão do sistema metroferroviário de passageiros na Região Metropolitana, abrangendo áreas como o Vale do Sinos, Sapateiros e Paranhana, que são lar de milhões de habitantes que se deslocam diariamente para a capital. Essa expansão é vista como uma solução para reduzir o tráfego nas estradas, diminuir o impacto ambiental e melhorar a qualidade de vida da população.
A segunda demanda trata da retomada da integração de outros modais, como ônibus, com o sistema metroferroviário. No passado, essa integração funcionava bem, mas nos últimos anos, a taxa de passageiros integrados caiu drasticamente. A reintegração de outros meios de transporte é vista como uma maneira de tornar o sistema mais eficiente, acessível e de reduzir os problemas de trânsito.
A Trensurb reconhece que para atender a essas demandas, precisa superar obstáculos, incluindo a saída do Plano Nacional de Desestatização (PND) e o acesso ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um programa de investimentos do governo federal.