Foto: Agência Brasil
Um ciclone extratropical está se desenvolvendo no Atlântico Sul, influenciando diretamente as condições climáticas no Centro e Sul do Brasil durante a primeira metade desta semana, alerta a MetSul Meteorologia. A frente fria associada a esse ciclone avançará pelo Sul e Sudeste, trazendo chuvas e temporais.
Como ficará o tempo?
Na segunda-feira (23), uma área de baixa pressão resultará em nuvens e chuvas no Rio Grande do Sul, com maior intensidade nas cidades a Oeste. Cidades como Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e Alegrete podem enfrentar chuvas intensas, com riscos de precipitação torrencial e alagamentos. Nas demais áreas gaúchas, as chuvas devem ser mais leves.
Na terça-feira (24), o centro de baixa pressão estará sobre o oceano a Leste do Uruguai, evoluindo para um ciclone extratropical. Na quarta-feira (25), o ciclone se afastará rapidamente, atingindo uma pressão atmosférica mínima entre 500 km e 700 km a Sudeste do Chuí, longe da costa.
Já na quinta-feira (26), o ciclone estará ainda mais afastado, a cerca de mil quilômetros ou mais a Sudeste do Chuí, impactando o tempo com uma frente fria que se estenderá até a costa do Sudeste do Brasil. No Sul, espera-se o retorno do ar tropical úmido com instabilidade.
Impactos Ventosos
De acordo com a MetSul, os impactos de vento no continente serão limitados, já que o ciclone se intensificará sobre o mar e a uma distância considerável da terra firme. No Uruguai, especialmente no Sul e Leste do país, podem ocorrer rajadas de vento, mas não muito intensas.
No Litoral Sul gaúcho, entre terça e quarta-feira, prevê-se rajadas de vento, enquanto Porto Alegre e o Litoral Norte não devem enfrentar ventanias intensas, com ventos máximos de 40 km/h a 50 km/h no meio da semana.