Foto: Ricardo Duarte/Inter – Carol Motta/Grêmio
O Arsenal tem focado em talentos jovens no cenário mundial da bola. Com o objetivo de identificar novos talentos que possam reforçar o elenco sob a tutela de Mikel Arteta, Edu Gaspar, diretor técnico da equipe londrina, esteve nesta segunda-feira (16) nas dependências de Grêmio e Internacional para avaliar a metodologia de formação dos times de Porto Alegre.
A visita do representante do time britânico e o encontro com o presidente Alessandro Barcellos objetivaram “promover maior aproximação dos clubes e prospectar futuras parcerias entre as instituições.” Edu Gaspar foi apresentado às facilidades dos Centros de Treinamento Parque Gigante e Alvorada, bem como ao plano para o CT de Guaíba.
Recentemente, o Athletico-PR selou uma parceria com o Ajax, da Holanda. Agora, o Arsenal demonstra interesse em estabelecer laços com clubes brasileiros, visando prioridade na aquisição de jovens talentos. Edu Gaspar expressou sua admiração e surpresa pelo que observou em Porto Alegre.
“Foi um prazer conhecê-los. Estive com o presidente, nas instalações da base e profissional e fiquei impressionado com o nível dos profissionais do Inter”, elogiou o ex-volante revelado pelo Corinthians, que está na direção do clube da Inglaterra há quatro anos.
“Tivemos o prazer de receber aqui uma das maiores instituições do planeta, vice-campeã do Campeonato Inglês na temporada passada e reconhecida pela utilização de jovens atletas na sua história”, comemorou Alessandro Barcellos.
O presidente do Inter demonstrou entusiasmo com a possibilidade de um entendimento com o Arsenal.
“O Internacional está sempre aberto a iniciativas que estreitem os laços da comunidade do futebol. É um orgulho perceber que nossa estrutura foi elogiada pelos ingleses. Trabalhamos para oportunizar instalações cada vez melhores tanto para o Celeiro de Ases quanto ao grupo profissional.”
Além de conhecer as instalações gremistas, o objetivo do encontro foi saber mais sobre as metodologias e os processos aplicados no CT profissional, no que tange ao preparo dos profissionais da equipe principal. Além disso, o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Ciência, Saúde e Performance (DCSP) e os cuidados prestados aos atletas também foram pauta do encontro
O encontro contou com a presença do presidente Alberto Guerra, do diretor de futebol Antônio Brum, do executivo Luis Vagner Vivian, do técnico, Renato Portaluppi, do coordenador geral das categorias de base Francesco Barletta e do coordenador do DCSP, Rafael Barleze.