Foto: Deborah Melo/Amazonas FC
Com apenas quatro anos de fundação, o Amazonas FC, que fez uma ascensão impressionante saindo da Série D no ano passado, garantiu sua vaga na Série B de 2024. A confirmação veio após uma vitória dominante de 2 a 0 sobre o Botafogo-PB na emblemática Arena da Amazônia.
Além do acesso, essa vitória também carimbou o passaporte do time para a grande final da terceira divisão. Os protagonistas da partida foram Diego Torres, convertendo um pênalti, e Rafael Tavares, ampliando o placar.
Outro nome também teve destaque na conquista. O treinador Luizinho Vieira, que teve um trabalho notável nos últimos anos junto ao Ypiranga de Erechim, assumiu o clube após duas derrotas no quadrangular decisivo e manteve um aproveitamento de 100%. Em quatro partidas, o Amazonas conquistou quatro vitórias, que deram o acesso à Série B.
Luizinho esteve diante de três equipes da Série C nesta temporada. O treinador iniciou o torneio sob comando do Ypiranga-RS, mas após uma sequência de maus resultados foi desligado da equipe, ainda na primeira fase do torneio. O treinador assumiu o Confiança de Sergipe em busca do acesso para a fase final do campeonato. Contudo, ficou à frente da equipe em apenas seis jogos, com quatro vitórias e duas derrotas. Apesar do desempenho favorável, Luizinho não conseguiu avançar para a fase seguinte com o Confiança.
Após a eliminação da equipe sergipana, Luizinho assumiu o Amazonas no qual conquistou o inédito acesso do clube.
Para o futebol de Amazonas, após um intervalo de 17 anos, um clube do estado celebra seu retorno à Série B. O São Raimundo-AM, em 2006, foi o último representante do estado na competição.