Foto: Divulgação/PMPA
Na noite de segunda-feira (11), uma tempestade severa com fortes rajadas de vento atingiu o Rio Grande do Sul, particularmente focada na Região Metropolitana e no sul do estado. Conforme relatório divulgado pela CEEE Equatorial na manhã de terça-feira (12), cerca de 65.000 clientes foram afetados por cortes de energia. Os locais mais atingidos incluem a área Metropolitana, com 23,5 mil afetados; o Litoral Norte, com 17 mil; o Sul, com 11 mil; e o Centro-Sul, com 6,8 mil residências sem energia.
Porto Alegre lidera a lista de municípios afetados, com 13.000 residentes afetados, seguido de Viamão (5.000), Arroio do Sal e Capão da Canoa, ambos com 5.000 clientes afetados, Alvorada (4.000), Camaquã (2,5 mil), Canguçu (4.000) e Amaral Ferrador (1,5 mil).
De acordo com um boletim atualizado da RGE, divulgado às 7h desta terça-feira, 16.000 clientes também estão sem energia, a maioria em Canoas. Segundo a empresa, árvores de grande porte e galhos caíram durante a madrugada, causando danos significativos à rede elétrica.
Na capital do estado, Porto Alegre, duas árvores caíram no bairro Mario Quintana. Além disso, na noite de segunda-feira, o telhado de um bar foi arrancado pelo vento e atingiu um veículo estacionado em um condomínio na Avenida Assis Brasil. Felizmente, não houve feridos.
Na Região Metropolitana, árvores foram removidas na madrugada após bloquearem parcialmente o tráfego nas rodovias BR-290, em Eldorado do Sul, e RS-118, em Viamão, no bairro Tarumã.