Foto: Reprodução/RBSTV
Passo Fundo, no Norte, está se preparando para decretar situação de emergência nas próximas horas devido às fortes chuvas ocorridas desde o último sábado (2). Após uma reunião conduzida pelo prefeito Pedro Almeida com órgãos de segurança pública, Defesa Civil e secretários municipais hoje (4), a decisão foi tomada.
Esse decreto permitirá que a cidade adote medidas ágeis para atender às necessidades da comunidade. De acordo com a Defesa Civil, atualmente há 131 pessoas desalojadas e aproximadamente 40 locais sofrendo com alagamentos.
Segundo as autoridades, o estrago é considerável. Cerca de 15 bueiros foram desobstruídos para permitir a drenagem de água, sete vias públicas estão fechadas, três riachos estão desobstruídos e 20 casas estão com telhados danificados. A cidade ainda registrou uma morte, 17 pessoas resgatadas e 11 encaminhadas para a Casa de Passagem.
Devido à suspensão do transporte escolar em áreas rurais, a Secretaria de Educação comunicou que as aulas na EMEF Leão Nunes de Castro estão canceladas na terça-feira (5).
Para ajudar os desalojados, o Centro Pop, Casa de Passagem e o ginásio da Paróquia Santo Antônio no Bairro Petrópolis estão disponíveis. A prefeitura de Passo Fundo também está recebendo doações de alimentos para as pessoas afetadas. Alimentos não perecíveis podem ser entregues na Secretaria de Segurança, situada na Avenida Brasil, nº 1504, em frente ao Cais Petrópolis. O serviço funciona das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.