Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas
A quinta-feira (31) está sendo marcada pelo fim de um ciclo em Pelotas, na região Sul do Estado. Neste último dia do mês de agosto, a rádio mais antiga do Rio Grande do Sul, e a terceira mais longíqua do Brasil, a Rádio Pelotense 620 AM, está encerrando suas atividades.
No ar desde 6 de junho de 1925, a emissora passou por várias reformulações durante os seus 98 anos. A mais recente, em fevereiro do ano passado, foi optado pela reformulação da grade de programação, que resultou na demissão de jornalistas das editorias esportiva e geral.
Reconhecida como uma das mais importantes da cidade no quesito transmissão esportiva, a Pelotense voltou atrás na decisão e havia retornado há pouco tempo com as transmissões de futebol, afinal, com três times profissional no município, Pelotas respira a modalidade.
Entretanto, a situação financeira impediu que o trabalho, quase centenário, prosseguisse. As dívidas que ultrapassam R$13 milhões, conforme o Balanço Patrimonial de 2022, somadas a venda do terreno da antena AM e a falta de conclusão do processo de migração para o FM, fizeram com que a decisão fosse tomada.
Ao longo de sua história e grandes conquistas, ressalta-se o fato da emissora dar voz a comunidade pelotense, bem como q potência da rádio, que chegou a alcançar cerca de 80 municípios na região, com uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes.
Uma reabertura não é descartada, mas desta vez no FM. Entretanto, a migração necessita de trâmites burocráticos, que leva, na maior parte das vezes, anos.