Foto: Reprodução/RBSTV
O diretor do Departamento de Regulação Estadual na Secretaria Estadual da Saúde, Eduardo Elsade, foi afastado de suas funções nesta quarta-feira (30). O anúncio foi feito pelo Governo do Estado. Com isso, a diretora-adjunta do departamento, Laura Sarti de Oliveira, assume temporariamente o cargo.
O afastamento visa garantir maior transparência durante a investigação das alegadas irregularidades nas escalas de trabalho do Samu no Rio Grande do Sul, denunciadas pela RBS TV. De acordo com Arthur Lemos, secretário da Casa Civil do RS, esse passo é essencial para esclarecer a situação.
No domingo (27), uma reportagem do programa Fantástico expôs irregularidades nas escalas de trabalho do Samu no Estado. A denúncia revelou que médicos dessa unidade trabalham menos horas do que o necessário, prejudicando o atendimento aos pacientes.
Nesta quarta, uma nova reportagem revelou um áudio onde Elsade instrui o coordenador médico do Samu no RS, Jimmy Herrera, a não punir uma médica que faltou ao trabalho, instruindo a não abrir uma investigação contra ela ou aplicar advertências.
Na segunda-feira (28), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou a abertura de sindicância, auditoria e implementação de novos controles na central de regulação, incluindo câmeras de vigilância.
O Ministério da Saúde alertou que pode suspender os repasses de R$ 25 milhões por ano ao Samu, caso as denúncias sejam confirmadas.