Elson Sempé Pedroso/CMPA
Na manhã desta quinta-feira (24), ocorreu a cerimônia de posse do vereador Cláudio Conceição (União) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A posse se deu em decorrência da cassação do mandato do vereador Alexandre Bobadra (PL) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) na semana anterior. O desfecho desse processo resultou em um novo cálculo dos votos, conduzido na tarde de ontem.
A decisão do TRE-RS anulou os 4.703 votos recebidos por Bobadra, levando ao recálculo tanto do quociente eleitoral quanto do partidário. Com base nessa reavaliação, a composição da Câmara Municipal foi redefinida. Os 4.331 votos obtidos por Cláudio Conceição em 2020 conferiram a ele a cadeira previamente ocupada por Bobadra. Na ocasião da eleição, Conceição concorreu pelo PSL, partido ao qual Bobadra estava vinculado naquela época. No entanto, posteriormente, o PSL fundiu-se com o Democratas para formar o partido União Brasil. Consequentemente, o Tribunal determinou que a vaga fosse destinada ao União Brasil.
Antes da solenidade de posse, o Presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB), recebeu a notificação do TRE-RS e prontamente acatou a decisão da Justiça Eleitoral. Ele tomou a iniciativa de elaborar uma resolução de mesa para formalizar a alteração e, assim, a posse de Cláudio Conceição ocorreu no dia de hoje.
Vale lembrar que a cassação de Alexandre Bobadra foi iniciada por três candidatos do PSL, partido ao qual ele pertencia em 2020. A acusação se baseou na alegação de abuso de poder econômico. Os demandantes argumentaram que houve um desequilíbrio no pleito de 2020 devido à concentração de recursos provenientes do Fundo Especial de Financiamento de Campanha destinado à legenda, o que prejudicou os demais candidatos. Além disso, apontaram o uso inadequado dos meios de comunicação, relacionado à desproporcionalidade do tempo de propaganda eleitoral na televisão.