Foto: Reprodução
A Justiça do Rio Grande do Sul condenou o Hotel Travel Inn Axten Caxias do Sul, na Serra, a indenizar um hóspede que alegou ter sido alvo de racismo por parte da equipe do estabelecimento. A condenação, de primeira instância embora o hotel possa recorrer. O valor da indenização não foi divulgado. O caso ocorreu em outubro de 2021.
Na sentença, é pontuado que o hóspede, um homem negro de 28 anos na época, teve sua privacidade violada por funcionários do hotel. Eles entraram no quarto onde a vítima estava hospedada e abriram suas malas, alegando que ele estava furtando objetos do estabelecimento. O hóspede também foi expulso do hotel, ações que o juiz considerou terem ocorrido devido à discriminação racial.
Em função disso, o hotel foi condenado a pagar uma indenização por danos morais. O juiz explicou que a situação causou dano moral puro, afetando a dignidade da pessoa humana em sua amplitude.
Em resposta, a Rede Travel Inn divulgou uma nota pontuando que, embora a decisão tenha determinado a indenização, o processo criminal referente ao caso foi arquivado por falta de provas que sustentassem a acusação de discriminação racial.