Foto: Agência Brasil
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta indicando que o Sul do Brasil enfrentará uma série de dias com risco elevado de condições climáticas severas. Entre esta terça-feira (22) e sexta-feira (25), Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina contarão com tempestades, trazendo consigo chuvas intensas, raios, ventos fortes isolados e possibilidade de granizo.
Segundo a MetSul, a instabilidade afetará mais o RS. Nesta terça-feira, é possível que haja variação entre sol, nuvens e chuva nas áreas Sul e Leste do Estado. Na quarta-feira, a instabilidade se concentrará novamente sobre o RS, com chuva e risco de temporais principalmente no Oeste, Centro, Sul e Leste. Noroeste e Norte gaúchos terão tempo mais aberto e calor.
Na quinta-feira, terceiro dia de instabilidade, o tempo permanecerá instável, sendo que a mais forte ocorrerá ao longo do dia na Metade Norte gaúcha e se estenderá para Santa Catarina e Paraná. Já na sexta, à medida que uma massa de ar frio mais intensa avança pelo RS, a instabilidade aumenta em SC e PR.
Os meteorologistas afirmam que na terça, o cenário se assemelha a uma frente quente, o que frequentemente traz incidência elevada de raios e granizo. Portanto, há um risco considerável de descargas elétricas nas Metades Sul e Leste do estado, com possibilidade de granizo em várias áreas, em diferentes tamanhos, incluindo pedras de gelo maiores em alguns locais.
Quanto aos ventos, o maior risco no Rio Grande do Sul acontecerá na terça e quarta-feira. Uma corrente de jato intensa em níveis baixos afetará o RS na terça-feira, trazendo ventos moderados a fortes do quadrante Norte, com rajadas localmente intensas em algumas cidades, como nas regiões Centro do estado e nos vales, trazendo ar muito quente. Já na quarta, o jato estará intenso sobre a Metade Norte gaúcha.