Foto: Divulgação/Polícia Civil
Uma operação policial, denominada “Calidum”, foi deflagrada na manhã de hoje (21) em Porto Alegre para combater uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas, roubos e adulteração de veículos. A ação cumpre 12 ordens judiciais no bairro Santa Tereza e em presídios nas cidades de Charqueadas, da Capital e Gravataí. O grupo era conhecido por adquirir armas de grande calibre, contribuindo para conflitos entre facções.
Um total de nove pessoas estavam envolvidas em transações significativas de compra e venda de drogas, bem como movimentações suspeitas de fundos em contas bancárias diariamente. O epicentro das atividades do grupo situava-se no bairro Santa Tereza, mais precisamente em uma área conhecida como “Buraco Quente”. Esse grupo fazia parte de uma facção local.
A investigação revelou que, além do tráfico de drogas, o grupo aumentava seus ganhos por meio do roubo de veículos, alteração de placas e subsequente venda desses automóveis de maneira ilícita.
Segundo a Polícia Civil, o grupo tinha uma especialização na distribuição de maconha em Porto Alegre, ao mesmo tempo que realizava a lavagem de dinheiro por meio de transferências frequentes de valores para contas de terceiros.