Foto: Divulgação/EGR
O governador Eduardo Leite anunciou nesta quinta-feira (17), em coletiva de imprensa, a implementação do sistema ‘free flow’ em seis rodovias do bloco 3 no Rio Grande do Sul. Com essa mudança, seis praças de pedágio serão substituídas por pórticos de cobrança eletrônica. O primeiro pórtico será instalado em setembro, na ERS 122, município de Flores da Cunha, Serra, e a cobrança terá início em dezembro.
Os outros pórticos serão implementados nos próximos dois anos, com a cobrança iniciando em janeiro de 2024. Esses pórticos irão ler as placas e eixos dos veículos e calcular os valores devidos. O sistema cobrirá um total de 271,5 quilômetros nas ERSs 122, 240, 446, RSCs 287 e BR 470. As tarifas permanecerão as mesmas dos pedágios atuais e poderão ser pagas até 15 dias após a passagem, seja de forma física em pontos de parada da CSG ou digitalmente, inclusive através do Pix.
O não pagamento será considerado uma infração de trânsito, sujeita a multa. Veículos com tags no para-brisa terão pagamento automático e um desconto de 5% para todas as categorias.
Após dois anos, o governo planeja a segunda fase do sistema, segmentando os pórticos e dividindo o preço ao longo da rodovia. Dessa forma, os usuários que não passarem por todos os pórticos pagarão apenas pelo trecho percorrido.