Foto: Divulgação/Fredy Vieira
Faleceu na madrugada desta segunda-feira (14) em Porto Alegre, o artista plástico Fernando Baril. Sua morte inesperada surpreendeu a família e admiradores do seu trabalho, já que ele não tinha enfrentado problemas de saúde graves.
A trajetória de Baril no mundo das artes começou nos anos 1960. Reconhecido por suas obras que capturavam a vida cotidiana e ofereciam críticas à sociedade, Baril sustentava-se pela arte há décadas.
Ele se destacou como artista nos anos 1980, após retornar de Madri, onde estudou pintura na prestigiosa Real Academia de Bellas Artes de San Fernando.
Sua jornada artística começou com telas abstratas em tons sóbrios, gradualmente incorporando figuras em quadros mais escuros. Eventualmente, ele chegou ao estilo pelo qual ficou conhecido: pinturas figurativas, coloridas e alegóricas que capturavam aspectos do dia a dia e ofereciam comentários sobre a sociedade contemporânea. Sua contribuição para o mundo das artes deixa uma marca indelével no cenário artístico gaúcho.
O artista atuou como curador da exposição “Baril’70”, realizada em 2018 para celebrar os 70 anos de Fernando Baril. Essa exposição apresentou quase 200 obras do artista nas pinacotecas do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).