Foto: Daniella Barcelos/Gov RS
Faltando pouco mais de um mês para o fim do inverno, o mês de agosto ainda contará com bastante frio, mas com um porém. Segundo as previsões, o mês trará um clima extremamente variado, com oscilações intensas entre temperaturas altas e baixas. Segundo um alerta da MetSul Meteorologia, a alternância frequente entre massas de ar tropical e frio polar nas próximas duas a três semanas, aumentará a possibilidade de eventos climáticos severos.
Atualmente, uma massa de ar frio está influenciando o Sul do país. Após um domingo e uma segunda-feira bastante fria, essa sequência enfraquecerá a partir de terça-feira (15), quando é esperado um influxo rápido de ar quente, elevando consideravelmente as temperaturas. Durante a tarde, por exemplo, espera-se máximas em torno de 30°C no noroeste gaúcho.
O calor intenso tomará conta do RS na quarta (16) e quinta-feira (17), com tardes que lembram o verão. No entanto, na sexta-feira (18), o cenário muda novamente. Um ciclone extratropical pode se formar a leste do Uruguai, trazendo uma frente fria que provavelmente causará chuvas e tempestades em todo o sul do Brasil. O fenômeno pode impulsionar outra massa de ar frio no final da semana, causando uma queda acentuada nas temperaturas, possivelmente com ventos fortes e até precipitação invernal no sábado.
Segundo a MetSul, o padrão de mudanças entre massas de ar quente e frio continuará nas próximas duas semanas. Embora essas incursões de ar frio em agosto não costumem durar muito, elas trarão uma atmosfera mais ativa em termos de fenômenos climáticos, com a passagem de frentes frias e a possível formação de ciclones. As mudanças climáticas repentinas aumentarão o risco de tempestades severas, já que as frentes frias estarão associadas a ar quente em sua frente, o que favorece o desenvolvimento de tempestades.