Foto: Tommy Milanese/The Players’ Tribune
Após uma grande temporada na Premier League, o Arsenal recuperou seu protagonismo na competição e vai disputar a Champions League novamente, depois de terminar a edição 2022/23 do campeonato nacional em segundo lugar. Um dos pilares da equipe é o goleiro Aaron Ramsdale, que chegou ao Arsenal como um reforço menos badalado. Contudo nas mãos de Mikel Arteta, o jogador foi fundamental para a campanha.
Além de ser destaque dentro de campo, Ramsdale também se posicionou fortemente sobre uma das pautas com maior tabu dentro do futebol. Em um texto publicado pelo The Players’ Tribune, o jogador afirmou que o futebol é para todos e que pretende lutar pelo combate à homofobia em seu ambiente de trabalho para que pessoas como seu irmão, Oliver, que é homossexual, se sintam seguras de ir ao estádio.
“Como goleiro, já ouvi de tudo. Você pode dizer quase tudo sobre mim, e eu vou rir. Eu posso até me virar e dizer algo de volta para você. Mas quando cruza uma certa linha para homofobia ou ódio, é simplesmente errado.
Já posso ouvir os comentários.
“Ah, cale a boca, Ramsdale. Atenha-se ao futebol, rapaz.
Mas isso é sobre futebol. O futebol é para todos. Se você discorda, talvez seja você quem precisa calar a boca e se olhar no espelho.
E escute, havia muito para me dar tempo sem cruzar a linha. Sou um torcedor de futebol como qualquer outro. Se meu clube tivesse me contratado, eu provavelmente ficaria cético também. Até o Arsenal, toda a minha vida foi basicamente uma longa série de golpes”, disse
O jogador completou o texto falando sobre seu irmão:
“Meu irmão é gay e viveu sua vida de maneira aberta e autêntica desde que foi para a escola. Tenho muito orgulho de dizer que ele é meu irmão. Não falei sobre isso antes, mas com tudo que está acontecendo no futebol agora, achei importante mencionar. Oliver é muito parecido comigo, em muitos aspectos. Ele é um cara normal. Adora futebol. Adora bater palmas com seus companheiros. Adora os artilheiros. Ele está orgulhoso de mim, e eu estou muito orgulhoso dele”, disse
Confira o texto completo publicado por Aaron Ramsdale no site The Players’ Tribune. O jogador também relatou vivencias desde sua infância até o momento atual de sua carreira e revelou que sua esposa teve um aborto espontâneo durante a Copa do Mundo.