Foto: Gisele Nozari/Prefeitura Caxias do Sul
A 8ª edição da Meia-Maratona de Caxias do Sul acontecerá em 24 de setembro, como parte do calendário oficial de eventos da cidade. O evento é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), do Clube de Corredores e do Sesc. Este ano, a corrida está repleta de inovações, sendo a mais notável o novo percurso de 21km, validado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
“Com isso, o evento valerá índice para várias outras provas. Acho que é uma das grandes novidades neste ano. Além disso, a estrutura e as alterações dos outros percursos. Nos 10km ficou bem mais plano. Isso vai atrair bem mais pessoas de outras cidades”, comentou Wissthon Rodriguez, presidente do Clube de Corredores, em entrevista para a rádio Gaúcha
“Essa aferição coloca a prova em outro patamar com o suporte da Confederação Brasileira de Atletismo. A gente acaba evoluindo. Tem um investimento que vale a pena para a evolução da prova. A ideia é trazer os principais atletas do estado e buscar se consolidar para todos os níveis e perfis de atletas”, contou Cassiano Somensi, técnico de Esporte e Lazer do Sesc.
A competição contará com quatro categorias: 3,4 km para competidores com mobilidade reduzida que utilizam cadeira de rodas, 5 e 10 km (rústica) e a Semi-Maratona, de 21 km. Entre as novidades, a mudança no percurso se destaca, tornando a corrida mais rápida e com menor variação de altitude em comparação às edições anteriores. No trajeto de 21km, a principal alteração é na área próxima ao Sesc, onde os corredores farão uma curva na Ernesto Alves, sem seguir pela Moreira César e Sinimbu.
Pela primeira vez, o kit do corredor será distribuído em uma Expo, com cerca de 16 expositores relacionados ao universo da corrida. Lojas de artigos esportivos, de suplementos e outros negócios ligados à prática esportiva estarão presentes. A Expo estará situada no terceiro andar da prefeitura de Caxias do Sul nos dias 22 e 23 de setembro, das 9h às 20h. Além da retirada dos kits, os atletas poderão testar o chip de corrida.
Uma novidade adicional é a possibilidade de transferir inscrições este ano. Antes, se alguém não pudesse participar, a inscrição era intransferível. Agora, o atleta poderá repassar a inscrição para outro corredor mediante pagamento de R$ 30.
“Muitas vezes, a pessoas não podem correr e passam o chip para outra. Um exemplo: uma mulher passa para um homem e cria uma confusão para a organização. Com essa nova situação, evita um problema e ajuda a organização”, ressaltou Mauro Amancio da Silva, diretor da Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL).