Foto: Divulgação/Confederação Panamericana de Assadores
Se te uma coisa que gaúcho entende, e muito bem, é de assar carne. E essa paixão levou a equipe do Brasa e Prosa, de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, a pegar um avião e brilhar longe do Rio Grande do Sul. No último final de semana, os assadores venceram o torneio pan-americano de churrasco realizado na Venezuela, garantindo o primeiro lugar geral na soma das seis categorias.
A competição, que ocorreu em Valência e terminou no último domingo (30), reuniu assadores de renome no universo do churrasco: Edi Dagrê, Luciano Medeiros (O Luxo do Gaúcho), Cléber Espíndola (Chef Magaiver) e Carlos Eninger. Além do reconhecimento, a equipe vitoriosa levou para casa o troféu e um prêmio em dinheiro de 3 mil dólares.
Logo na abertura do evento, a Brasa e Prosa ministrou um workshop sobre Fogo de Chão, enaltecendo as tradições gaúchas.
O torneio pan-americano contou com seis categorias: bovinos, suínos, ovinos, frangos, peixes e sobremesas. A equipe gaúcha superou competidores de 11 países diferentes, todos preparando as carnes inteiras fornecidas pela organização do evento. Os participantes vieram do Panamá, Chile, Uruguai, México, Bolívia, Peru, Paraguai, Colômbia, Equador, Venezuela e Brasil.