Foto: Divulgação/IC
A partir desta segunda-feira (31), a emergência do SUS no Instituto de Cardiologia estará fechada devido a uma reforma para trocar a canalização da rede de gases medicinais. A direção do hospital informou que, se tudo correr conforme o cronograma, o atendimento será retomado no dia 7 de agosto. Durante esse período, o hospital terá um plano de contingência em colaboração com as autoridades de saúde.
As obras tiveram início em dezembro de 2022 e possuem um cronograma que precisa ser seguido. A reforma é necessária para trocar as tubulações que suportam cabos de energia elétrica, telefonia, informática, oxigênio e outros gases medicinais.
A reforma está orçada em R$ 3,9 milhões e é financiada com recursos do Ministério da Saúde. Durante esse período, os usuários são orientados a buscar atendimento em outras unidades de saúde de Porto Alegre. Caso alguém esteja com sintomas de dor no peito ou suspeita de infarto, o recomendado é acionar o SAMU, pois eles têm capacidade para realizar atendimentos e exames, como o eletrocardiograma.