Foto: Aline Klug/O Bairrista
“O domingo será decisivo no Gauchão A2 – Esportes da Sorte“, essa será a frase que o torcedor do interior mais irá ouvir nos próximos dias. Após deixar para trás a fase classificatória da competição, oito equipes seguem na luta pelas tão sonhadas duas vagas na elite do futebol gaúcho em 2024. Neste domingo (30), com jogos simultâneos às 15h, o número irá cair pela metade, quando apenas os quatro melhores seguirão vivos.
Monsoon x Pelotas
Um dos confrontos envolve um estreante na competição, contra um time de tradição no cenário gaúcho e dono do estádio mais antigo do País. Na partida de ida, na Boca do Lobo, o Pelotas bateu o Monsoon pelo placar de 1×0, com gol marcado por Tony Júnior no primeiro tempo.
A partida de volta será disputada longe da Princesa do Sul, mas também da Capital gaúcha. Sem liberação para a presença de torcida, o Parque Lami não receberá o jogo e será substituído pela Montanha dos Vinhedos, estádio do Esportivo, em Bento Gonçalves.
Em uma rápida comparação entre as duas equipes, pode-se dizer que o Monsoon é detentor da melhor campanha da primeira fase e o primeiro classificado para as quartas de final. Já o Pelotas teve um caminho um pouco mais conturbado, e chegou à classificação apenas no último jogo ao vencer o Santa Cruz por 1 a 0 . Ambas as equipes carregam consigo o trunfo de possuírem o sistema defensivo menos vazado da competição.
Santa Cruz x Passo Fundo
Outra partida será disputada por dois nomes que se destacam recorrentemente no Gauchão A2. No primeiro confronto, melhor para o Passo Fundo, que aproveitou o fator casa e venceu pelo placar de 1×0, com gol de Daniel Cruz. O segundo jogo acontece nos Plátanos, em Santa Cruz do Sul.
No confronto, de um lado se tem o Santa Cruz, líder do Grupo B e dono do melhor ataque da competição com 20 gols marcados, mas com apenas 38,5% de aproveitamento dentro de seus domínios. Do outro, o Passo Fundo, que chegou a classificação na última partida, com um gol aos 40 minutos do segundo tempo contra o Glória, e dono na pior campanha entre os classificados.
Brasil de Farroupilha x Lajeadense
O terceiro confronto das quartas de final será protagonizado por Brasil de Farroupilha e Lajeadense. Na partida de ida, disputada na Arena Alviazul, melhor para a equipe da casa. O Dense bateu o Brasil-Far pelo placar de 1×0, com gol de Alan Bald. O jogo de volta acontece nas Castanheiras, em Farroupilha.
A decisão coloca frente a frente o Brasil, que assegurou sua classificação para os matas com uma rodada de antecedência, e sem sustos, e o Lajeadense, que passou de fase com um gol nos acréscimos, na última partida das classificatórias.
Guarany de Bagé x União Frederiquense
Por fim, mas não menos importante, o único confronto das quartas que está com o placar zerado. Com um empate em 1×1 entre Guarany e União, não dá para se dizer que existe favorito. A partida de volta acontece no Estrela D’Alva, em Bagé.
As duas equipes apresentaram situações bastante semelhantes na fase classificatória. O time de Bagé iniciou a disputa da competição como um clube a ser batido, empilhando vitórias, entretanto no returno oscilou e quase colocou em xeque a classificação. Com a equipe de Frederico, a situação foi parecida, após um bom início, o time apresentou uma queda e brigou com outras quatro equipes por uma vaga no mata-mata.