Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo de hostilidade por parte de três brasileiros no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, na sexta-feira (14). Durante o incidente, o filho do ministro também foi agredido. Moraes estava na Itália para fazer uma palestra na Universidade de Siena.
O episódio ocorreu por volta das 18h45 no horário local (13h45 no horário de Brasília). A Polícia Federal identificou os agressores como Andreia Mantovani, uma mulher, e Roberto Mantovani Filho e Alex Zanatta, dois homens.
Imagens obtidas pela TV Globo mostram o momento das agressões no aeroporto de Roma e posteriormente no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
A ação teve início quando Andreia Mantovani chamou Moraes de “bandido, comunista e comprado”. Em seguida, Roberto Mantovani Filho gritou e acertou um soco no rosto do filho do ministro, fazendo com que seus óculos caíssem no chão. Após a agressão, Roberto, Andreia e Alex Zanatta continuaram com os insultos.
Mantovani Filho foi candidato a prefeito de Santa Bárbara do Oeste, município de São Paulo, em 2004, pelo PL, e atualmente é filiado ao PSD.
A Polícia Federal acionou o adido da polícia em Roma neste sábado (15) para tratar do assunto. Os envolvidos foram identificados pela PF e abordados ao desembarcarem no Brasil, com base em reconhecimento facial.
Conforme o Código Penal, os crimes cometidos por brasileiros no exterior estão sujeitos à lei brasileira. Os três agressores serão investigados por meio de inquérito policial, que irá apurar as acusações de agressão, ameaça, injúria e difamação.