Foto: Marco A. Ferraz/Cruzeiro
Cruzeiro oficializa o retorno de Lucas Silva, ex-Grêmio, nesta segunda-feira (10). O meio-campista faz seu caminho de volta a Minas Gerais após perder espaço nesta temporada com o treinador Renato Portaluppi. O volante firmou um compromisso com a Raposa até o término de 2024.
Lucas Silva é oriundo das categorias de base do Cruzeiro e está embarcando em sua terceira jornada na Toca da Raposa. Em sua passagem inicial, que se encerrou em 2014, o meio-campista conseguiu o feito de ser bicampeão brasileiro e foi transferido para o Real Madrid por um valor em torno de 13 milhões de euros.
Infelizmente, a sua experiência europeia não teve o sucesso esperado, fazendo Lucas Silva retornar ao Cruzeiro em 2017. Apesar de ter estado presente nas campanhas vitoriosas da Copa do Brasil de 2017 e 2018, o jogador não conseguiu alcançar o desempenho excepcional de sua primeira passagem pelo clube.
Em 2020, após o rebaixamento do Cruzeiro à Série B do Brasileirão, Lucas Silva fez a mudança para Porto Alegre para se juntar ao Grêmio. Durante quatro temporadas, o meio-campista ganhou quatro Campeonatos Gaúchos e duas Recopas Gaúchas com a camisa do Tricolor Gaúcho.
Contudo, Lucas fez parte da campanha que rebaixou o Grêmio para à Série B. Aos poucos o meia foi perdendo espaço na equipe e neste ano foi pouco utilizado por Renato. Após o anúncio do Cruzeiro, o perfil do Grêmio emitiu uma nota confirmando a rescisão contratual entre o clube e o jogador.