Foto: Urbia Parques/Divulgação
Que as belezas de Cambará do Sul parecem uma cena de filme, não podemos negar. Mas agora imagine-se sentado em uma cadeira suspensa por dois cabos a uma altura de 1.099 metros, enquanto percorre 720 metros de um dos cânions mais altos do Brasil. A tirolesa do Cânion Fortaleza, inaugurada nesta sexta-feira (7) no Parque da Serra Geral proporciona essa experiência única.
Segundo a Urbia Parques, administradora do local, esse é o equipamento mais alto de toda a América. Ao se aventurar na tirolesa, equipado com capacete e preso por cordas e mosquetões de montanhismo, a vista deslumbrante da natureza, algo que normalmente só seria possível em sobrevoos de balão ou através de vídeos gravados por drones, fica mais acessível.
Para chegar à plataforma de saída, os visitantes precisam caminhar cerca de dois quilômetros até a borda do cânion. Após verificar a segurança, a descida pode ser realizada por até três pessoas de peso variando entre 40kg e 110kg por vez, atingindo uma velocidade média de 30 quilômetros por hora.
Já no alto, logo no início da tirolesa, vista privilegiada mostra a formação geográfica que marca a divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Paredões de rocha, árvores inclinadas, pequenos vértices ao pé do cânion e até mesmo duas cascatas estão entre as paisagens que poderão ser contempladas.
A atração está disponível todos os dias da semana, exceto às terças-feiras, das 10h às 16h. Os ingressos podem ser adquiridos na entrada da tirolesa ou na Urbia Store, localizada na área de convivência do parque. O valor é de R$ 150 por pessoa. Além disso, a entrada no parque custa R$ 94 e permite três acessos durante um período de sete dias.