Foto: Divulgação
O carro voador elétrico Model A, fabricado pela Alef Aeronautics, recebeu a autorização legal para ser testado nos Estados Unidos. Esse modelo é o primeiro de sua categoria a obter a certificação para uso no mercado norte-americano.
O veículo tem previsão de lançamento a partir de 2025. A empresa já abriu a pré-venda para que consumidores possam adquiri-lo. Estima-se que o modelo seja comercializado por cerca de US$ 300 mil, cerca de R$ 1,4 milhão.
Embora tenha recebido autorização para os testes, o certificado impõe limitações quanto aos locais e finalidades de uso do veículo. O modelo deve atender aos padrões de segurança estabelecidos pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária antes de realizar voos.
Além disso, a empresa é obrigada a relatar quaisquer problemas relacionados ao carro à agência governamental dos Estados Unidos durante o desenvolvimento e os testes. Isso inclui qualquer mau funcionamento ou desafios enfrentados.
O carro voador que recebeu a autorização para testes tem capacidade para até duas pessoas e atinge uma velocidade de 320 km/h em vias terrestres. Porém, no ar, o veículo é capaz de voar a 177 km/h.