Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O ex-presidente Michel Temer foi contratado pela Google para auxiliar nas negociações da regulação das plataformas de internet. Ele está atuando como mediador junto a parlamentares há cerca de três semanas.
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, ao lado de diretores da Google, Temer estaria engajado em facilitar o diálogo entre o Congresso e a empresa. Ao jornal, o ex-presidente afirmou que não teve conversas com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os recursos extraordinários que poderiam impactar o Marco Civil da internet.
Temer se encontrou com o deputado Orlando Silva (PC do B) em São Paulo para discutir pontos do projeto de lei, onde apresentou as perspectivas da Google em relação à legislação.
Por meio da assessoria, a Google afirmou que, assim como outras empresas e entidades, contratou agências e consultores especializados para auxiliar na mediação dos diálogos com o poder público, a fim de contribuir com políticos e parlamentares, especialmente em questões relevantes e técnicas, como a criação de novas leis.
Decisão após inquérito
Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes, defensor da regulação das plataformas, foi responsável pela abertura de um inquérito que investiga dirigentes da Google por supostas campanhas contra o Projeto de Lei 2630, conhecido como “PL das Fake News”.