Foto: Divulgação/Nauro Jr.
O ex-presidente uruguaio José Alberto “Pepe” Mujica Cordano será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A concessão dessa honraria foi aprovada pelos conselhos da universidade e a cerimônia está programada para acontecer nos próximos meses.
A proposta para conceder o título partiu do Centro de Integração do Mercosul (CIM) da UFPel. O diretor da unidade, professor Javier Luzardo, argumentou que Mujica é uma figura humilde, mundialmente reconhecida e comprometida com questões sociais e harmonia entre os povos. Além disso, é defensor da democratização do ensino superior e da acessibilidade da educação para todas as classes sociais, de forma pública e gratuita.
Sobre Mujica
Nascido em 1935, em Montevidéu, Mujica se destacou pelo estilo de vida simples e o compromisso em promover igualdade e dignidade humana. Na década de 1960, se juntou ao movimento guerrilheiro Tupamaros, que lutava contra a desigualdade social e a opressão política no Uruguai. Sua participação resultou em várias prisões.
Após a redemocratização do Uruguai nos anos 1980, Mujica foi libertado da prisão e se dedicou a transformar os Tupamaros em um partido político. Ele foi eleito para a Câmara dos Deputados e, posteriormente, para o Senado.
Em 2010, Mujica foi eleito presidente do Uruguai. Durante o mandato, chamou a atenção internacional por seu estilo de vida modesto. Ele doou parte de seu salário presidencial para projetos sociais e optou por viver em sua fazenda em vez da residência presidencial.
Como presidente, Mujica implementou várias reformas, incluindo a legalização da maconha, o casamento igualitário e a expansão dos programas de bem-estar social. Ele também foi um defensor da sustentabilidade ambiental e da redução das desigualdades econômicas e sociais.
Após deixar a presidência, Mujica continuou sendo uma figura influente na política uruguaia e internacional.
Homenagem a quem se dedica pela educação
O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se destacaram por seus relevantes serviços a educação e aos princípios fundamentais da nacionalidade, de acordo com o regimento geral da UFPel.
A outorga do título é realizada em uma cerimônia solene que reúne os conselhos da universidade. Além de Mujica, a UFPel também concederá títulos honoríficos a Luiz Carlos Lessa Vinholes, profissional do serviço diplomático, e Maria Letícia Mazzucchi Ferreira, professora aposentada, com os títulos de Doutor Honoris Causa e Professora Emérita, respectivamente.