Divulgação
Uma greve dos trabalhadores do transporte coletivo da Região Metropolitana teve início durante a madrugada desta quinta-feira, dia 29. A paralisação parcial impacta os serviços dos ônibus intermunicipais que atendem as cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita e Viamão.
Conforme comunicado divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários Intermunicipais de Turismo e de Fretamento da Região Metropolitana (Sindimetropolitano), as linhas urbanas operadas pelas empresas Soul, Sogil, Transcal, Consórcio de Transportes Nova Santa Rita e Empresa de Transportes Coletivos Viamão serão afetadas.
Seguindo uma determinação judicial, a operação deverá funcionar com 50% da frota durante os horários de pico, compreendidos entre 5h30 às 9h e das 16h30 às 19h, além de 30% nos demais períodos do dia. O Sindicato assegurou que irá cumprir essa determinação.
A direção do Sindimetropolitano afirmou que a falta de acordo sobre o índice de reposição salarial é o motivo da greve. Além disso, a categoria rejeita as propostas da Patronal, que condicionam o ajuste salarial a um possível aumento na tarifa. Vale destacar que o novo valor da passagem ainda não possui uma data definida e aguarda estudos do governo estadual.
O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e da Metroplan, indicou que trabalha para restabelecer o transporte coletivo. Em nota, indicou que “lamenta a greve e informa que está fazendo todo o esforço possível para auxiliar na superação do impasse entre trabalhadores e empregadores. Buscando o mais breve possível o pleno restabelecimento do sistema de transporte público metropolitano”.