Foto: Divulgação/Polícia Civil RS
Na manhã de hoje (28), a Polícia Civil e o Ministério Público gaúcho deflagraram uma operação conjunta para combater uma organização criminosa que controla o comércio de gás em Rio Grande, no Sul do RS. Até o momento, quatro pessoas foram presas. Além disso, foram apreendidos cerca de R$ 254 mil em dinheiro, munições, veículos e documentos.
O objetivo principal da ação é desmantelar essa organização responsável por crimes como extorsão, formação de cartel, ocultação de bens e agiotagem.
Como o grupo atuava
Segundo a polícia, o grupo buscava controlar o mercado de botijões de gás na cidade, ameaçando e intimidando pequenos comerciantes a comprarem gás apenas da facção e a venderem pelos preços estabelecidos por eles. Caso contrário, sofreriam represálias, como vandalismo em seus veículos e ameaças de violência.
Foram cumpridos mandados judiciais em várias cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Rio Grande, Alvorada, Charqueadas, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Santa Vitória do Palmar, além de Criciúma, em Santa Catarina, e no Rio de Janeiro.
Em Rio Grande, foram realizados 43 mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão, sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias de 22 investigados.