Foto: Divulgação/Polícia Civil do RS
Tatiana Bastos, uma delegada veterana no RS desde 2004 e com experiência na proteção e atendimento à mulher, foi nomeada a nova chefe da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI) de Porto Alegre. A posse aconteceu em uma cerimônia oficial na tarde de quinta-feira (22).
Bastos, que antes liderava a 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, agora substitui a falecida Andrea Mattos no comando da DPCI, uma instituição fundada em 2020 focada em investigar crimes de preconceito, como racismo e homofobia. Durante seu primeiro ano de operação, a delegacia contabilizou 493 incidentes, um número que aumentou para 617 em seu segundo ano, representando um aumento de 22%.
”honrar e defender incansavelmente os direitos humanos primários e fundamentais, além de enfrentar os preconceitos em razão de cor, raça, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual, identidade de gênero ou de pessoas com deficiência”, disse no discurso de posse
Em seu novo cargo, Bastos irá supervisionar casos relevantes, incluindo o incidente de racismo contra o cantor Seu Jorge, a investigação de um estudante da UFRGS por racismo e a prisão de um jovem por manifestações neonazistas na internet. Além disso, ela conduzirá investigações sobre agressões a homens LGBTQIA+ que ocorreram durante encontros organizados por aplicativos de relacionamento.
A DPCI aceita denúncias de discriminação em qualquer delegacia de polícia, através da Delegacia Online RS, pelos telefones 100 e 181 ou pelo WhatsApp (51) 98444-0606. Além disso, a delegacia produz material educativo e realiza atividades nas escolas para promover a conscientização sobre os crimes de intolerância.