Foto: Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcará logo mais, às 11h30, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para uma agenda política que se estende até amanhã (23). A expectativa é que Bolsonaro seja recebido por membros de seu partido e apoiadores.
Durante os compromissos, Bolsonaro irá visitar a Transposul, a maior feira de transporte e logística da Região Sul do país, que acontece no Centro de Eventos Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Lá, ele terá encontros com empresários do setor.
Na manhã de sexta-feira, o ex-presidente participará de um encontro do PL gaúcho na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e fará um almoço em uma churrascaria na capital.
Enquanto está no Sul, o político está sendo julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão que iniciou às 9h de hoje. O julgamento refere-se a uma ação movida pelo PDT, que pede a inelegibilidade de Bolsonaro. A Corte reservou três sessões ordinárias para analisar o caso, incluindo a sessão de hoje, e poderá prosseguir com o julgamento nos dias 27 e 29.
No processo, o ex-presidente é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido a uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, na qual ele fez críticas severas ao sistema eleitoral brasileiro. Caso condenado, poderá se tornar inelegível.