Foto: Divulgação/Simp
O Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp), na Região Sul, realizou uma assembleia geral na manhã de hoje (1º) e decidiu entrar em indicativo de greve, promovendo uma paralisação na manhã do dia 7 de junho. A motivação é a falta de respostas do executivo quanto a um ofício com 22 demandas que foi encaminhado à Prefeitura, incluindo um reajuste salarial de 15,96%.
O indicativo de greve não significa uma paralisação imediata dos trabalhos, mas serve como forma de chamar a atenção para as demandas dos servidores. Não está descartado, porém, um novo encontro para decidir sobre o início efetivo da greve.
Durante a paralisação marcada para a próxima quarta-feira (7), os trabalhadores se reunirão em frente à Câmara de Vereadores e seguirão em caminhada até a Prefeitura. O foco é quanto a defasagem nos salários dos trabalhadores, especialmente nos casos em que os vencimentos estão abaixo do salário mínimo nacional e requerem complementação para alcançar o piso legal.
Posicionamento da Prefeitura
Ao jornal Diário Popular, a secretária de Administração e Recursos Humanos, Tavane Krause, afirmou que a prefeitura foi surpreendida pela decisão dos municipários de paralisar antes de receberem proposta do Município e que os dias de paralisação serão descontados dos salários e do vale-alimentação dos servidores.